Foto: Divulgação
A prefeitura de Tupanciretã pretende implantar na cidade um sistema de videomonitoramento importado de Israel. O projeto "Tupan Digital e Segura" foi protocolado no início do mês no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF), para pleitear uma verba de R$ 4 milhões para a instalação de 190 novas câmeras que funcionarão integradas a uma central de segurança remodelada e amparada por inteligência artificial.
Projeto propõe lei municipal sobre lanches saudáveis nas escolas de Santa Maria
O custo da prefeitura, como contrapartida, é estimado em R$ 1 milhão, segundo o prefeito Carlos Augusto Brum de Souza (PP).
- Já que o presidente (Jair Bolsonaro, do PSL) quer se aproximar de Israel, aproveitei a deixa - diz o prefeito, que está aguardando um pedido para fazer a apresentação do projeto a uma comissão do Ministério encarregada da liberação de recursos.
O modelo israelense consiste na implantação de uma rede MAN (Metropolitan Area Network ou rede de área metropolitana, em português), que permite a interligação de redes e equipamentos em locais distintos dentro de uma área mais abrangente por meio de fibra óptica.
Além de garantir a segurança por meio da captação e imagens de alta precisão, o sistema garante internet grátis à população (wi-fi) e a melhoria da iluminação pública. As câmeras são instaladas em luminárias LED com tecnologia de telegestão, que torna a rede mais eficiente e reduz o gasto mensal com a rede pública.
- É um sistema diferente. Se uma pessoa der um tiro ou um veículo se acidentar, o som e a imagem são captados pelo poste mais perto, avisando o local onde ocorreu o fato - explica o prefeito, que já está implantando parte do sistema, independentemente de conseguir o dinheiro.
SISTEMA MODERNO
Prefeitura quer substituir sistema convencional de câmeras por modelo de videomonitoramento importado de Israel
Alguns benefícios
- Ampliação do sistema de videomonitoramento, que hoje tem 19 câmeras
- Disponibilização de internet grátis
- Melhoria da iluminação pública
- Conexão de uma central com órgãos de segurança pública
- Identificação rápida de locais onde estejam ocorrendo crimes